Novos Horizontes – Brasília

Quem diria que eu, um cearense interiorano que não quer deixar o ninho jamais, iria passar meio mês na capital federal. Pois é, parece que realmente é como dizem “nunca diga nunca”.

Essa minha viajem infelizmente não foi a passeio ou lazer, mas sim para uma representação daqui do cariri lá na capital. Desde o dia 29 de Junho de 2015 que a Universidade Federal do Cariri (UFCA) está em greve e eu como um ótimo perseguidor dos meus próprios direitos me envolvi completamente nessa luta.

É bom lembrar que, diferentemente do que muitos pensam, greve não é algo que fazemos para vagabundar, é exatamente o oposto é quando focamos o nosso trabalho e esforço em nos tornar visíveis ao governo e exigir direitos dignos para o nosso trabalho.

Infelizmente o governo só olha pra gente quando fazemos greve, e como ninguém é besta de aceitar quieto o agravamento da exploração do trabalho, taca-lhe greve neles! Depois vou fazer um resumão da pauta da greve atual.

Mas o ponto aqui é outro, como eu ia dizendo me envolvi completamente nessa luta e entrei no Comando Local de Greve (CLG), que organiza os atos e movimentos para alcançar nosso objetivo, lembram dele? Nos tornar visíveis ao governo.

Mas como tudo que é gigante precisa de uma ótima organização para funcionar existe também um comando para os comandos locais, é o chamado Comando Nacional de Greve (CNG). E sim, a greve é gigante e forte.

Para garantir a pluralidade e renovação do CNG, delegados dos CLG de todo o Brasil são escolhidos para passar um período fazendo parte do CNG em Brasília. Agora vocês já mataram a charada, aposto! Eu fui o segundo representante do CLG da UFCA e fiquei em Brasilia do dia 03/08 até o dia 15/08.

Gente, eu nunca trabalhei tanto e participei de reuniões tão calorosas e duradouras. Parece que só estavam esperando a minha presença pra colocar todos os movimentos pra acontecer. Foram muitas passeatas, ocupações, reuniões, faixas, banners e tudo mais.

Basicamente eu ganhei uma admiração extra pelo sono e finais de semana, além de muita experiência com os companheiros da UFC, Joselito e Tiêta, e UNILAB, Camila. Foi extremamente produtivo os atos realizados pelo CNG, pois deu uma acelerada melhor nas negociações.

Agora só me resta esperar a próxima proposta do governo pra ver se a vida de todo mundo volta ao normal ou vamos ter que continuar a luta.

Mas deixando um pouco a greve de lado, nas poucas horas que conseguia ficar com a mente livre de atividades, conheci vários lugares da cidade e aproveitei o clima frio e seco como ninguém, ainda bem que não fiquei muito doente lá e ser obrigado a repousar no hotel que não tinha internet.

Por enquanto é só isso mesmo, aqui foi mais um desabafo misturado com primeira postagem do blog e o tempo curto, acho que está bom. Se você tem alguma consideração a fazer de qualquer natureza então comente-a.

Comente

%d bloggers like this: